A Associação de Seniores DeMolays do Estado de Santa Catarina

Estávamos no ano de 2012, quando o então Presidente da Alumni Brasil Irmão Bruno Araújo Oliveira resolveu concluir o desafio de criar uma Associação DeMolay Alumni Estadual em todas as unidades da federação. Santa Catarina era um dos poucos estados que ainda não contava com essa estrutura formalizada. Já haviam ocorrido iniciativas anteriores no estado para criação da Alumni Santa Catarina, uma delas, inclusive, com uma Cerimônia de Instalação dos seus primeiros Diretores, mas nenhuma dessas iniciativas havia tido respaldo ou mesmo buscado posterior formalização junto a Alumni Brasil.

Foi então que, no início de 2013, o Irmão Bruno veio pessoalmente ao nosso estado e solicitou a dois Seniores DeMolay catarinenses, que detinham destacada trajetória como lideranças juvenis da Ordem, para que liderassem o projeto de criação de uma ADAE-SC dentro de todos os trâmites burocráticos adequados. O Irmão Vinícius Niehues Filgueiras (Cap. Braço do Norte), Past Mestre Conselheiro Nacional Adjunto, e o Irmão Victor Leduc Machado (Cap. Luiz Zaguini), Past Mestre Conselheiro Estadual, foram nomeados como Coordenadores da Alumni Brasil em Santa Catarina para tirarem esse projeto do papel.

Vinda do Irmão Bruno Araújo Oliveira, então Presidente da Associação DeMolay Alumni Brasil, a Camboriú.

É preciso dizer que, logo no início do trabalho de ambos, houve certa dificuldade em fazer a então Diretoria do Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay para Santa Catarina (gestão 2011-2013) ver com bons olhos a constituição, em território catarinense, de uma organização DeMolay que não era subordinada diretamente ao Grande Conselho. Por esta razão e também para buscar mais envolvimento e legitimidade a iniciativa, optou-se por um caminho diferente do usual para a fundação de uma ADAE.
 

Ao invés de fundar uma Associação DeMolay Alumni Estadual e na sequência buscar a fundação de Colégios Alumni, os responsáveis pelo projeto decidiram primeiro fazer a fundação para depois erguer a estrutura da nossa hoje sólida e profícua ADAE-SC. Foi neste momento que se juntou ao projeto, também como seu Coordenador, o Sênior DeMolay Nícola Hilário Martins (Cap. Criciúma), liderança do Sul do nosso estado.

Naquele momento, já com três Colégios fundados, instalados e em funcionamento, os Seniores DeMolays de Santa Catarina se reuniram, na data de 21/07/2013, nas dependências da Beneficência Acácia da Arte Real, em Florianópolis, para fins de fundar a Associação DeMolay Alumni Santa Catarina, aprovar o seu Estatuto Social e eleger a sua primeira Diretoria.

Foram, então, eleitos os seguintes Diretores, e instalados pelo então Grande Mestre Nacional, Omar Rogério Pereira Barbosa, durante a Cerimônia de Encerramento do Congresso Estadual da Ordem DeMolay do ano de 2013, em Florianópolis:

Presidente: Victor Leduc Machado

Vice-Presidente: Marcos Krahl Júnior

Secretário-Geral: Bruno Albuquerque

Secretário-Geral Adjunto: Irineu Bocchini Júnior

Tesoureiro-Geral: Danilo Rauta Escobar

Tesoureiro-Geral Adjunto: Thiago Sanguanini

Secretário de Assistência Social: Nícola Hilário Martins

Secretário de Assistência Social Adjunto: Leandro "Índio" da Silva

Os Coordenadores da Alumni Brasil em Santa Catarina trabalharam então, no primeiro semestre de 2013 pela divulgação da Alumni e pela conscientização dos Seniores do seu papel em nossa Ordem, o que resultou na fundação de três Colégios Alumni: o Colégio Alumni Sentinelas do Sul fundado em 05/05/2013 e tendo como primeiro Presidente o Irmão Rodolfo Vieira de Oliveira (Cap. Laguna); o Colégio Alumni Florianópolis, fundado em 17/06/2013 e tendo como primeiro Presidente o Irmão Gustavo Martins Nienkoetter (Cap. XV de Novembro); e o Colégio Templários do Vale do Itajaí fundado no dia 23/06/2013 e tendo como primeiro Presidente o Irmão Carlos Alexandre Porto (Cap. Luiz Zaguini).

Instalação da primeira diretoria da Associação DeMolay Alumni do Estado de Santa Catarina pelo GMN Omar Pereira

Um fato digno de destaque é que, naquele primeiro ano de existência, a Alumni Santa Catarina já conquistou o posto de maior Associação DeMolay Alumni Estadual em número de Seniores regulares.
 

Esta história continua sendo escrita, posto que já são 10 colégios ativos, 3 em processo de fundação e 1 em processo de reativação. Tudo isso feito com muita gratidão dos Seniores DeMolays catarinenses pelo o que a Ordem DeMolay os proporcionou e certos de que nossa instituição é feita para os DeMolays Ativos, mas a nós cujo tempo de Ativo já se foi, sempre há formas de maior ou menor intensidade para contribuir com essa organização que tanto faz pela nossa juventude.

Instalação da segunda diretoria da Associação DeMolay Alumni do Estado de Santa Catarina 2017-2019 em Chapecó

Instalação da terceira diretoria da Associação DeMolay Alumni do Estado de Santa Catarina 2019-2021 em Jaraguá do Sul

Associação de Seniores DeMolay de Santa Catarina

"Uma vez DeMolay, sempre DeMolay"

Administração 2019-2021

Endereço: Beneficência Acácia da Arte Real, Servidão Manoel Reis, nº 159, bairro Jardim Atlântico - Florianópolis/SC. CEP: 88095-220

Apoio:

Bras%2B%C3%BAo-GCSC_edited.png
  • Instagram
  • Facebook